O Cowboy (também aceito na forma aportuguesada caubói), boiadeiro ou vaqueiro, é a pessoa, que monta a cavalo, é encarregada de conduzir a boiada de um local a outro. Nos dia de hoje, o Cowboy também é aquele que curte o estilo country ou sertanejo.
No Brasil o temo utilizado para o encarregado de conduzir a boiada é boiadeiro, embora quase nunca utlizado devido à aceitação por parte da imprensa brasileira em preferir termos de origem anglo-americano e em parte por ignorar a própria cultura, ou mesmo por não entenderem o inglês com maior profundidade, também se consolidou a utilização do termo devido a estrutura da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, que sem dúvidas é o maior do mundo.
Em Portugal o termo oficial para designar Cowboy é vaqueiro (homem encarregado de tratar de vacas), embora também se use o termo Cowboy, mas com o sentido de se referir a um homem que galopa a cavalo combatendo ídios. A expressão ganhou um sentido mais geral devido ao gênero cinematográfico e literário sobre o faroeste (Westem) passando a referir-se aos personagens desse tipo de obra artística.
Apareceram os primeiros cowboys no fim do século XVIII, quando os Americanos venceram os Ingleses e passaram a ser independentes. Muitos puritanos foram vivier nos Estados Unidos, situando-se muito no Velho Oeste, o que gerou os atuais e famosos "homens do gado".
Adaptaram-se ao clima do Texas e adotaram um traje típico em meados do século XIX:
No Brasil o temo utilizado para o encarregado de conduzir a boiada é boiadeiro, embora quase nunca utlizado devido à aceitação por parte da imprensa brasileira em preferir termos de origem anglo-americano e em parte por ignorar a própria cultura, ou mesmo por não entenderem o inglês com maior profundidade, também se consolidou a utilização do termo devido a estrutura da indústria cinematográfica dos Estados Unidos, que sem dúvidas é o maior do mundo.
Em Portugal o termo oficial para designar Cowboy é vaqueiro (homem encarregado de tratar de vacas), embora também se use o termo Cowboy, mas com o sentido de se referir a um homem que galopa a cavalo combatendo ídios. A expressão ganhou um sentido mais geral devido ao gênero cinematográfico e literário sobre o faroeste (Westem) passando a referir-se aos personagens desse tipo de obra artística.
Apareceram os primeiros cowboys no fim do século XVIII, quando os Americanos venceram os Ingleses e passaram a ser independentes. Muitos puritanos foram vivier nos Estados Unidos, situando-se muito no Velho Oeste, o que gerou os atuais e famosos "homens do gado".
Adaptaram-se ao clima do Texas e adotaram um traje típico em meados do século XIX:
- Botas altas de couro;
- Calças largas em baixo, por vezes enfeitadas;
- Camisa
- Colete
- e o famoso chapéu "borsalino" que na época se chamava "cowhat".
Nenhum comentário:
Postar um comentário